Monday, February 02, 2009

Cartas da Biblioteca Guita e José Mindlin

Apesar de ser um gênero em extinção, como muitos gostam de proclamar, nunca se viu tantas publicações de e sobre cartas como nos últimos dez anos. Some-se a isso a qualidade dessas publicações, que não só disponibilizam os textos aos leitores mas também o fazem de maneira bastante profissional e qualificada. Nesse sentido, os leitores de cartas temos um bom motivo para comemorar. Acaba de sair, pela Editora Terceiro Nome (http://www.terceironome.com.br/), uma belíssima edição que vem enriquecer a bibliografia epistolar brasileira: trata-se do volume Cartas da Biblioteca Guita e José Mindlin. Em pouco mais de 200 páginas, o leitor tem a oportunidade de ler cartas que cobrem um período de mais de trezentos anos (desde uma carta firmada por D. João IV, o primeiro rei da Casa de Bragança, em 1647, até uma carta de 1996, de Nise da Silveira ao proprietário da coleção, José Mindlin). Mas não apenas a possibilidade de lê-las em seu conteúdo: o leitor tem a rara oportunidade de visualizar os fac-símiles das cartas, de cada uma da cerca de meia centena que forma o volume. Oportunidade generosa, que fica geralmente restrita aos pesquisadores do gênero que se debruçam nas fontes primárias. Se o leitor não pode tocar o papel, tem a chance de ler as cartas na caligrafia ou nas letras datiloscritas originais de que nasceram.
Predominam, no volume, cartas do século XX, algumas delas tendo como destinatário o Sr. José Mindlin, esse venerável leitor brasileiro.
Lê-se, na Apresentação dos Editores, que houve uma seleção das cartas que seriam publicadas em meio à "fartura" (a palavra é deles) ofertada pelo proprietário das cartas.
Ficamos nós, ávidos leitores de cartas, à espera de um novo volume com uma nova seleta dessas cartas, tão ricamente editado quanto esse que se apresentou diante do público.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home